FACEBOOK – DICA PÁGINA DE FAN,COMO CRIAR

Postado em

COMO CRIAR UMA FAN PAGE ,Crie Sua Página no Facebook

Por Agência Mestre

Fan Pages: como criá-las no Facebook?

Olá, leitores da Agência Mestre!

Já comentamos por aqui que as páginas de empresas no Facebook são boas alternativas para criar uma relação mais amistosa entre marca e consumidor na Internet, além de exibir conteúdos exclusivos e oficiais.

Mas como criar uma boa página? Por onde começar? No artigo de hoje, mostraremos um guia básico para montar uma página do Facebook, inserindo alguns itens para facilitar sua vida e melhorar o nível de conteúdo oferecido.

A maneira mais simples de se criar uma página é na própria home do site, antes de fazer o login. Abaixo dos campos para fazer um novo registro, encontramos o link para “Criar uma página para uma celebridade, uma banda ou um negócio”. Dentro dele, temos os passos básicos para começar a criação:

Criando sua página no Facebook

Reparem que temos três opções. Em todas elas, precisamos definir uma subcategoria para posicionarmos dentro do Facebook na hora das buscas dos usuários. Analise bem todas as alternativas para não cometer nenhum erro. Uma vez criada, a página não permite alteração nesta área. Em caso de escolha errada, será necessário criar uma nova página.

  • Negócio local: Ideal para estabelecimentos, lojas – setor comercial. Ao escolhermos essa opção, vemos uma lista de segmentos de mercado como automóveis, bares, hotéis e outros. Esta alternativa deve ser escolhida por aqueles que têm uma área de atuação menor, ou seja, atingem apenas uma cidade, uma região e um estado, por exemplo.
  • Marca, produto ou organização: Grandes empresas, nomes fortes no mercado nacional e até internacional. Marcas fortes e grandes organizações devem seguir essa opção. Em caso de divulgação de um determinado produto, também é possível seguir por esse caminho.
  • Artista, banda ou figura pública: O nome fala por si. Em caso de celebridades, artistas musicais ou qualquer pessoa publicamente conhecida, essa é a escolha correta. Basta, no menu identificar melhor qual o nicho de trabalho.

É importante ressaltar a confirmação da declaração abaixo do nome da página. Independente da opção, você deve ter autorização ou ser o representante oficial da página que está criando para evitar problemas futuros. Portanto, se você é apenas um fã de um artista qualquer, não crie uma página oficial para ele (a menos que ele te autorize oficialmente). Se você não pertence a uma organização, negócio ou empresa, opte pelo grupo ou pela comunidade.

O próximo passo será logar com sua conta de Facebook, ou criar uma nova em caso de ser um novo usuário. Feito isso, você vai se deparar com a página em branco, esperando para ser configurada:

Visão geral da página do Facebook

A primeira aba da página já facilita bastante o seu trabalho. Siga os passos para configurar basicamente todos os pontos mais importantes: imagem, informações básicas (horários, site, endereço, etc), status (mural – atualizações), Ads (opcional), celular (envios de sms e atualizações móveis), conexão junto ao Twitter (atualizar ao mesmo tempo nas duas redes).

Dentre estes itens, é importante mudar a foto do perfil – inserindo um logo que identifique sua marca, além de editar as informações básicas. No menu à esquerda da página, clique na região onde marcamos em vermelho. Ali, é possível inserir algumas informações simples sobre sua empresa, inclusive deixando links (basta digitar a URL completa) para os usuários.

Feito isso, é hora de incrementar um pouco mais a página. Vá para a aba de Fotos, insira imagens de seu estabelecimento, dos produtos que você vende, dos serviços que oferece. Procure pensar no que pode atrair o usuário ainda mais. Quanto mais “legítimo” você for na Internet, mostrando que você realmente é a empresa dentro do Facebook, maior será a credibilidade e a possibilidade de um usuário passar adiante seu conteúdo, além de se tornar seu seguidor.

Outras opções são: Discussões (promover debates, criar um assunto para debater), Eventos (agendar algum evento especial, convidando os usuários), Vídeos e Links externos úteis e relacionados ao seu segmento.

Divulgação e mais divulgação

Montada basicamente a página, o importante agora é atrair usuários e fãs. Como já dissemos, o botão Curtir é essencial neste momento. Comece pelo seu usuário, curta a página recém-criada. A partir daí, é hora de espalhar para todos os cantos e juntar o máximo de seguidores possível.

No menu à esquerda da sua página, há um botão na parte inferior para Compartilhar. Com ele, você poderá postar uma mensagem em seu mural pessoal, mostrando aos seus amigos um novo conteúdo.

Se preferir fazer isso de uma maneira mais formal, usando o nome da empresa, opte pelo terceiro item abaixo da foto do perfil “Recomende aos seus amigos” e um convite será enviado aos amigos selecionados.

O uso de outras redes sociais é essencial. Utilize seu Twitter, divulgue por lá sua nova criação no Facebook. Se possuir uma conta da marca, faça a conexão entre elas, postando atualizações simultâneas. Isso pode ajudar seguidores exclusivos de cada rede a ampliarem os métodos de acompanhar você, seguindo também na outra página.

Acrescente também o endereço da página no seu site oficial. Abra espaço para que os usuários que acessam o site tenham conhecimento também de sua presença no Facebook. O mesmo vale para o Twitter. Crie um logo, um pequeno anúncio atrativo de “Siga-nos no Facebook”,por exemplo.

Não esqueça também do tradicional “boca a boca”. Fale com seus amigos, com usuários conhecidos online. Não deixe de pedir um apoio para seguir sua empresa, clicar no botão Curtir. Pode parecer meio bobo, mas a tática costuma gerar bons resultados de uma maneira simples.

Com 25 fãs, você terá a opção de alterar a URL de sua página, criando um endereço mais amigável, facilitando o acesso de usuários e também a vida dos robôs de busca, como aprendemos em SEO.

Não abandone o conteúdo

Após toda a divulgação e o trabalho de criar a página, não abandone-a. Alimente o seu mural com notícias, informações, relacionando sempre o conteúdo ao seu site oficial. Lembre-se que o usuário está ali para receber tudo que é ligado à sua marca. Portanto, pense nos seguidores na hora de apresentar um novo conteúdo dentro do Facebook.

Busque a criatividade, cite curiosidades, traga informações relevantes. Vez ou outra varie com um vídeo, uma foto curiosa. São alternativas simples, mas que funcionam se aplicadas de forma correta.

O trabalho de divulgação também deve ser constante. De tempos em tempos, faça o convite à sua rede, compartilhe sempre o conteúdo postado em seu perfil pessoal e peça para os amigos fazerem o mesmo.

É claro que há diversos plug-ins e aplicativos para ajudar ainda mais o seu trabalho dentro de uma página oficial no Facebook. Mas isso é assunto para outro post. Até lá, siga as técnicas básicas e comece a ganhar fãs.

Você verá que essa rede social pode trazer muito mais do que uma simples boa relação com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s